SOBRE



REVISTA DO CEPEJ

Sua missão e seu trabalho



A Revista do CEPEJ, com sua primeira edição em 1988, acompanha o escopo primordial do Centro de Estudos e Pesquisas Jurídicas, como uma de suas principais atuações: Fomentar a pesquisa acadêmica em Direito no âmbito da graduação, destacadamente, no âmbito de nossa Faculdade de Direito da UFBa. Esse fomento se dá pela criação de um espaço democrático de publicação, onde os estudantes de Direito podem expor suas produções, fruto da atividade de pesquisa acadêmica, uma das três bases do espírito Universitário. O espírito científico e criativo do estudante deve ser estimulado e nossa revista serve a este propósito.

Buscando ser um periódico acadêmico de qualidade e excelência científica, a Revista do CEPEJ contém artigos científicos de pesquisadores de todos os níveis da academia, comportando trabalhos dos alunos da graduação (primordial destinatário de nossa atividade) e da pós graduação, bem como de professores e doutores, de nossa Egrégia Faculdade de Direito e de outras instituições de ensino superior.

Pretendemos assim, criar um espaço de divulgação dos trabalhos de pesquisa de nossa casa jurídica, de tão longa e destacada história no mundo acadêmico, como também estabelecer uma porta de intercâmbio e interação de conhecimento para além de seus muros. Também almejando inspirar e instigar outros novos pesquisadores em potencial.

Em conformidade do que foi acima expresso, desde o ano passado nosso periódico adotou a forma eletrônica, que pode ser livremente acessada em nosso site, favorecendo a maior divulgação e a pesquisa de demais estudantes.

Nossa revista é de publicação semestral, havendo a cada ano duas edições, portanto. Também sendo publicadas eventualmente edições temáticas especiais.

Garantindo sua qualidade, todos os artigos submetidos ao nosso periódico são entregues a um conselho de avaliadores ad hoc,  no sistema de  “Double Blind Peer Review”, sem a identificação dos autores, o que garante a imparcialidade e idoneidade do processo de correção e avaliação.

Os artigos apenas serão selecionados para a publicação, se receberem parecer favorável nessa etapa e que tenham corrigido as eventuais ressalvas apontadas nos pareceres de avaliação.

Finalizada essa etapa a Revista se submete à avaliação do Conselho Editorial que homologa e ratifica a qualidade do conteúdo acadêmico de nossa revista histórica, fruto da iniciativa estudantil.