INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

Instruções-para-os-autores – versão para download.

Ficha de Inscrição

Modelo de Artigo

INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

REVISTA DO CEPEJ

As colaborações destinadas à Revista do CEPEJ deverão constituir de artigos científicos originais e inéditos contendo relato de pesquisa ou de experiência, fundamentados teoricamente, resultados inéditos de pesquisa de natureza empírica, experimental, bibliográfica ou documental, que atendam às disposições contidas nas Normas Brasileiras de Documentação especificadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), dentre as quais destacamos: NBR 6022 (Informação e documentação – Artigos em publicação periódica impressa – Apresentação); NBR 6023 (Informação e documentação – Referências – Elaboração); NBR 6028 (Informação e documentação – Resumo – Apresentação); e NBR 10520 (Informação e documentação – Índice – Apresentação). Apresentamos, a seguir, diretrizes à submissão de trabalho. Seu descumprimento poderá implicar em rejeição de publicação do artigo no periódico. Os autores poderão consultar o modelo de artigo científico, de acordo com essas orientações, que está disponibilizado no site – www.cepej.com.br/revista. Caso haja divergência entre o modelo e as instruções, deverão ser seguidas as instruções constantes deste documento.

  1. FORMA E APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS.

1.1. As colaborações devem ter entre 15 e 25 páginas textuais;

1.2. Devem ser apresentadas duas vias em documento no formato DOC remetido ao endereço eletrônico revista.cepej@gmail.com (uma via contendo a identificação do autor e outra sem tal identificação);

1.3. O arquivo deverá estar formatado em tamanho A4, espaçamento 1,5, uma linha de espaço entre parágrafos, fonte Times New Roman, tamanho 12 para o corpo do texto e tamanho 10 para as notas de rodapé;

1.4. A largura das margens da página deverá ser: superior e esquerda – 3cm; inferior e direita – 2cm; cabeçalho – 1,5cm; rodapé – 1,0cm;

1.5. O alinhamento do corpo do texto deverá ser justificado;

1.6. A numeração deverá estar na parte inferior da página à direita;

1.7. O formato de citação a ser utilizado deverá ser o do sistema autor-data (maiores informações no tópico acerca das citações).

  1. CABEÇALHO.

2.1. Título do artigo em negrito, caixa alta e centralizado, conciso e sem abreviaturas.

2.2. Nome do autor (e colaboradores) por extenso, depois do título, alinhado à direita e em negrito; suas credenciais (referentes ao assunto do artigo), vínculo institucional e endereço eletrônico serão indicados em nota de rodapé por asterisco – Esta regra se aplica apenas para uma das vias digitais em formato DOC;

2.3. Resumo de conteúdo, redigido na língua do texto, em no máximo 250 palavras. O resumo deverá explicitar o objetivo, método, resultados e conclusões contidas no documento, devendo ser preferencialmente estruturado em parágrafo único, observando-se as demais disposições da NBR 6028:2003 da ABNT. Deverá ficar localizado abaixo do nome do autor, separado por espaço duplo.

2.4. Resumo deverá vir acompanhado de palavras-chave: expressões significativas que representem o conteúdo do documento, inseridas logo abaixo do resumo, separadas e finalizadas por ponto.

2.5. Sumário deverá ser numerado em algarismo arábicos, desconsiderando a numeração da introdução e da conclusão, e recuado 5cm à direita.

  1. TEXTO.

3.1. Desenvolvido segundo o plano apresentado no resumo, dividindo-se basicamente em três partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, obedecendo às subdivisões anunciadas no sumário quando for o caso;

3.2. Nota de agradecimento, se houver, deverá ser o último elemento do artigo;

3.3. Notas de rodapé, destinadas a indicações bibliográficas e comentários do autor do artigo, deverão ser numeradas seguindo a ordem de aparecimento no trabalho;

3.4. A primeira linha de cada parágrafo deve estar ajustada para iniciar-se a 1,25 cm de distância da margem esquerda;

3.5. Destaques devem ser realizados sempre em negrito, sendo o itálico reservado para palavras e expressões de língua estrangeira.

  1. ELEMENTOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA (título, resumo e palavras-chave):

4.1. Título e subtítulo, se houver, em língua estrangeira apresentar o título em inglês. Os elementos em língua estrangeira devem ser colocados na primeira página após as palavras-chave redigidas na língua do texto;

4.2. Resumo em língua estrangeira. Apresentar obrigatoriamente o resumo traduzido para o inglês (abstract);

4.3. Palavras-chave em língua estrangeira. Apresentar obrigatoriamente as palavras-chave em inglês (keywords), inseridas logo após o abstract.

4.4 Palavras e expressões em língua estrangeira devem ser marcadas em itálico.

  1. ILUSTRAÇÕES.

5.1. Gráficos, mapas, tabelas desenhos e etc. devem ser numerados e titulados tão perto quanto possível do elemento a que se refere, indicando o autor, necessariamente, sua sua fonte.

5.2. As imagens deverão ser encaminhadas em arquivos separados do texto em alta resolução (300 dpi), nos formatos TIFF, JPG, CDR ou PSX.

  1. CITAÇÕES.

6.1. As Edições XX e XXI da Revista do CEPEJ utilizarão o Sistema Autor-Data como formato padrão de citação. Não será admitido o uso do sistema numérico; as notas de rodapé admitidas serão unicamente as notas explicativas.

6.2. Caso o autor possua dúvidas acerca do sistema autor-data, poderá consultar a Norma ABNT NBR 10520:2002. Explicações gerais podem ser encontradas no resumo abaixo, produzido pela Universidade Estadual Paulista: <http://www.sorocaba.unesp.br/Home/Biblioteca/modelo-de-citacoes2.pdf>. Acesso em 29 mar 2017.

6.3. Todas as citações devem ser acompanhadas por completa referência bibliográfica na lista de referências;

6.4. As citações diretas de até três (3) linhas devem ser incluídas no parágrafo, entre aspas e sem alteração do tipo de letra;

6.5. As citações diretas de mais de três (3) linhas deverão ser destacadas do texto, inseridas com recuo de 4,0 cm da margem esquerda, em fonte Times New Roman tamanho 11 e sem aspas.

  1. REFERÊNCIAS.

7.1. Consistem na indicação das fontes utilizadas pelo autor, expressamente mencionadas no texto. Deverão ser apresentadas observando-se rigorosamente a ordem alfabética;

7.2. As referências bibliográficas deverão ser elaboradas conforme as disposições da NBR 6023:2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);

7.3. Modelo de referência bibliográfica de livro:

7.3.1.1. SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título em negrito, edição. Local: Editora, data da publicação, páginas, volume (nome, número de série), outros elementos que permitam identificar o documento (opcionais).

7.4. Modelo de referência bibliográfica de livro disponível on-line:

7.4.1.1. SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título em negrito, edição. Local: Editora, data da publicação, páginas, volume (nome, número de série), outros elementos que permitam identificar o documento (opcionais). Disponível em < endereço eletrônico > . Acesso em: DD/MM/AAAA.

7.5. Modelo de referência bibliográfica de artigo publicado em periódico:

7.5.1.1. SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Título do periódico em negrito, Local da Publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final, data de publicação.

7.6. Modelo de referência bibliográfica de artigo publicado em periódico disponível on-line:

7.6.1.1. SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Título do periódico em negrito, Local da Publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final, data de publicação. Disponível em: < endereço eletrônico >. Acesso em: DD/MM/AAAA.

  1. IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES

8.1. Na primeira via digital, não deve haver nenhuma forma de identificação do nome do(s) autor(es) no corpo do texto do artigo.

8.2. A segunda via do artigo deve conter os seguintes dados do (s) autor (es):

8.2.1. Nome completo;

8.2.2. Titulação completa;

8.2.3. Instituição(ões) a(s) qual(is) se encontra vinculado.

 

Atenciosamente,

Comissão Editorial da Revista do CEPEJ.

Ana Paula Huoya

Andressa Lisboa

Ângela Maranhão

Arthur D’Arede

Jordan Messmore

Leila Cordeiro

Lucas Fernandes

Mirela Portugal

Phillipe Queiroz

Tath Lorena

Thiago Vieira

Victor Prata